Festival Todos: Caminhada de Culturas - Pumpkin.pt

Festival Todos: Caminhada de Culturas

Evento expirado

O Festival Todos regressa em setembro a Lisboa com espetáculos, exposições, visitas guiadas, arte urbana e gastronomia numa festa para toda a família.

Em 2022, o TODOS está de volta a Santa Clara para Acertar o Mundo na Charneca, nas Galinheiras, na Ameixoeira. Uma TODOS edição diferente, que começará mais cedo, desenvolvendo uma dimensão sociocultural mais densa e comprometida com as populações locais, num calendário que se distribuirá ao longo dos meses e terá nos dias 10 e 11 de setembro a sua festa de celebração.

Festival Todos: Olá, 2022

Um dos projetos a iniciar-se no dia 1 de setembro de 2022, será o LISBOA CROSSING, no âmbito da parceria do festival TODOS com a Temporada Cruzada França-Portugal.

Santa Clara, a jovem freguesia de Lisboa criada em 2013, que chamou a si os antigos fregueses da Charneca e da Ameixoeira, é uma vez mais o território onde o TODOS prossegue a sua caminhada intercultural. Rica em História e em estórias, que nalguns locais nos conduzem até ao Paleolítico, Santa Clara é um território-potência de possibilidades futuras diversas, tantas quantas as gentes que por lá vivem, oriundas de várias partes de Portugal e do Mundo. O tempo, no espaço descontínuo, disperso, contraditório e inspirador deste pedaço de chão da nossa cidade, metáfora perfeita do nosso Mundo atual, caminha imparável para pessoas e outros animais, numa tensão de velocidades desacertadas entre si. Há memórias passadas que se sentem, e pressente-se a inquietação de um futuro incógnito. 

Paisagens inesperadas, ora rurais, ora urbanas, surpreendem o olhar do visitante. Palacetes e quintas românticas, moradias e condomínios fechados, coexistem com hortas, bairros remediados e bairros sociais limpos e cuidados. O silêncio dos campos deixa-nos escutar o grasnar dos gansos, o balido dos rebanhos, o relinchar dos cavalos, mas também as marteladas provindas das inúmeras oficinas de bate-chapas. E também o zumbido dos motores dos aviões, rasgando nesse vaivém do progresso a bucólica paisagem do passado, acalentando o sonho da viagem aérea por quase teletransporte, e transformando as descolagens e aterragens da pista número 1 do Aeroporto de Lisboa numa visão de rara beleza dessa sobreposição de tempos que ecoam em Santa Clara.

A nossa equação do Tempo quer acertar a diferença entre o tempo próprio e interior de Santa Clara e o tempo uno do Mundo contemporâneo, procurando estimular o pensamento e a ação em busca do Tempo Certo – esse tempo que só acontece quando nos aproximamos TODOS uns dos outros, esbatendo preconceitos, repensando a centralidade e a periferia, estimulando a mobilidade física, intelectual e afetiva, valorizando a relação. Pois é pela relação que aprendemos e que desenhamos e construímos novas centralidades, esperanças, partilhas e cumplicidades, tantas vezes mais fortes do que aquelas a que acedemos pela tradição, pela língua, por uma ideia de cultura uniforme, pela origem social e cultural, pela religião ou pelo género.

Para nós e para muitos lisboetas, acertar o futuro no Mundo pode começar em Santa Clara.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<